Logo da AAO(26 anos)

Regionais AAO

AAO- Núcleo Regional Amparo -SP

Uma iniciativa para o desenvolvimento regional da agroecologia

Uma nova proposta de produção e as mudanças nas ações do consumidor, requerem uma nova forma de relacionamento, uma produção de alimentos mais saudáveis e as ações mais conscientes do consumidor têm demonstrado que não basta somente querer produzir e vender ou comprar e consumir. Nestes últimos anos tem ficado claro que para um alimento produzido sem veneno e para uma pessoa que busca saúde, não é mais possível continuar neste "mercado envenenado" de relações materiais e impessoais.

A atual gestão da AAO tem estimulado e apoiado iniciativas que possibilitem as relações de produção e comercio serem mais humanas e justas, os produtos serem alimentos vivos; desde 2003 a AAO desenvolve o conceito de regionalizar ações e fortalecer grupos para formar uma rede consistente e forte, e assim criou núcleos regionais e apoiou iniciativas de grupos regionais já existentes para fomentar e consolidar essa nova relação entre produtores e consumidores na busca de uma produção e comercio justo e solidário.

AAO - Núcleo Regional Amparo, no Circuito das Águas (SP). Uma iniciativa para desenvolvimento regional da agroecologia estabelecido em agosto de 2003, com objetivo de promover a expansão dos trabalhos da AAO na região e fomentar a relação produtor-consumidor e para a comercialização local e regional dos produtos orgânicos. O Núcleo interage com municípios no raio de 30km (Amparo, Socorro, Serra Negra, Monte Alegre do Sul, Jaguariúna, Morungaba, Pedreira, etc.). Assim, a AAO REGIONAL AMPARO, proporciona produção e venda direta e contribui para a diminuição dos custos energéticos e ambientais que envolvem processo de comercialização dos produtos.

Hoje este núcleo já estabeleceu diversas ações regionais:

  1. Comércio Justo e Solidário: a relações entre um grupo de consumidores para compras conjuntas e diretas do produtor que já reúnem 14 famílias, entre produtores e consumidores fazendo trocas de produtos, além da programação da produção em função do consumo; os consumidores, hoje chamados de amigos, fazem visitas-mutirão aos produtores, participando também de atividades de produção (ex: colheita de feijão e arroz, preparo de canteiros, adubação orgânica);
  2. Está em negociação final para a criação de espaço institucional para a AAO Núcleo Regional Amparo no Mercado Municipal em parceria com a Prefeitura Municipal. O Núcleo Regional fará a capacitação de produtores e consumidores para a produção orgânica e apoiará a criação de hortas comunitárias.

Rede Regional de Agroecologia Mantiqueira

A Regional da AAO Amparo participa atualmente, como uma das parceiras no processo de construção da Rede Regional de Agroecologia , que se propõe a estabelecer contatos e trocas de experiências entre os diversos setores da Agroecologia, como consumidores, produtores, pesquisa, ensino,extensão. Neste esforço também estão unidos integrantes da EMBRAPA - Unidades de Meio Ambiente, Monitoramento Satélite e Informática Agropecuária, AANC, CATI, APTA - Leste, UNICAMP - Laboratório de Ecologia da FEA e Instituto de Biologia, com o apoio do MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário e a Secretaria de Agricultura Familiar.

Organização de Produtores e Consumidores

O melhor e único caminho - A AAO apoia as iniciativas!

Uma das atividades básicas na sede regional da AAO em Amparo (SP), é a oferta de diversos cursos básicos e de aprofundamento nos temas relacionados a agroecologia e sustentabilidade de atividades rurais. Esta atividade tem parceria com Mellpi – Educação e Desenvolvimento Humano.

As atividades são desenvolvidas em dois formatos - visitas técnicas e cursos temáticos, com módulos de 16h, de duração, em um ou dois finais de semanas - com os seguintes temas:

Gestão Ambiental Rural Sustentabilidade
Planejamento da área rural e práticas agrícolas com base em agroecologia. Março de 2011. Tecelagem artesanal, fiação e tingimento. Outubro de 2011
Implantação de viveiros e produção de mudas de árvores nativas brasileiras. Maio de 2011. Tecelagem artesanal, fiação e tingimento. Outubro de 2011.
Identificação e coleta de sementes de árvores nativas brasileiras. Novembro de 2011. Alimentação
Fontes de energias alternativas e tratamentos alternativos da água. Agosto de 2011. Apicultura básica. Implantação e manejo de Apiárioapis Melífera. Julho de 2011.
Zoologia de Invertebrados  
Bio-construções rurais Apicultura. Aprofundamento e manejo avançado de apiário. Setembro de 2011.

Em conjunto com o GAEA - Grupo de Ações e Estudos Ambientais, UNICAMP - LEIA Laboratório de Engenharia Ecológica e Informática Aplicada e Instituto de Biologia, UFSCar- Curso de Agroecologia, EMBRAPA- Meio Ambiente, estão sendo realizados diversos projetos de pesquisa que contribuem para o desenvolvimento da aplicação dos conceitos de Agroecologia, associados ao desenvolvimento econômico, social e à preservação ambiental.

O GAEA, está desenvolvendo o Plano de Manejo de uma Unidade de Conservação RPPN, localizada no Sítio Duas Cachoeiras, onde é a sede da AAO Regional Amparo e com isto contribuindo para a preservação ambiental.

O LEIA/UNICAMP, UFSCar/Agroecologia e UNICAMP/Biologia, já desenvolveram e estão também, com diversos projetos de pesquisa em desenvolvimento, por alunos de mestrado e doutorado. Estes estudos contribuírem com o aprofundamento e validação de funções ecossistêmicas, que praticadas por produtores rurais agroecológicos, podem proporcionar aos diversos setores de nossa atual sociedade.

Com isto também é possível confirmar cientificamente, o valor econômico que estas práticas proporcionam ao ser humano e a valorização social, que pode ser feita através do PSA- Pagamento por Serviços Ambientais.

AAO Regional Amparo - promove e participa da Semana do Alimento Orgânico

O direito à alimentação saudável é um dos fatores básicos ao exercício da cidadania. Para que possamos dispor desses produtos nas condições desejáveis, é necessário o devido cuidado em todo o processo. Desde a produção nos estabelecimentos agropecuários até a utilização na dieta da população. Fundamental fortalecer as iniciativas para que a sociedade melhor conheça a importância e mobilize-se na construção de um sistema alimentar em bases Agroecológicas.

É nesse sentido que são promovidas as comemorações da Semana da Alimentação Orgânica que já aconteceu no Cinema Estação: Praça Pádua Salles, Centro de Amparo/SP. Com “Mostra de Produtos Orgânicos da Região Mantiqueira Paulista” e Exposição e venda de produtos orgânicos , exibição de filme e debates sobre alimentação e agricultura orgânica com estudantes da rede publica de ensino.